Livro do dia: A grande viagem da senhorita Prudência

Livro do dia: A grande viagem da senhorita Prudência

Posted by Kátia

Quando se fala de livro imagem, logo imaginamos uma história curta, para crianças na fase da pré-alfabetização. Pois o livro de hoje nos mostra exatamente o contrário. Não é exatamente um livro imagem (as poucas palavras representam a voz da mãe de Prudência) e não conta uma história linear. Eu diria que é um livro imaginação. É puramente onírico, mas os pequenos também irão gostar. 

A mãe de Prudência a chama, ora para arrumar o quarto, ora para calçar os sapatos e sair. Mas a garota abstrai tudo isso, pois está em seu mundo particular. Depois de entrarmos permanentemente no mundo da garota, tudo torna-se silencioso, mas as imagens (que imagens!!!) falam por si só. 

A autora, a francesa Charlotte Gastaut usa uma imensa quantidade de formas e cores para representar  o imaginário de Prudência. São recortes, transparências, figuras que pulam sobre você, como que representando a infinitude e a criatividade da mente da criança. 

Eu fiquei fascinada com as cores e os formatos, são balões, peixes, a concha que revela uma surpresa, uma cobra, árvores, a lua (maravilhosa, por sinal), não dá para descrever completamente em palavras, vocês têm de embarcar nesta experiência única. Escolham um lugar tranquilo, uma almofada bem macia e...bons sonhos! 

A grande viagem da senhorita Prudência
Autora/ilustradora: Charlotte Gastaut
Editora: Ática
Tema: Universo infantil
Faixa etária: 7-11 

Leia também: Ela também é uma garota surpreendente, e vive em seu próprio mundo. Mas o mundo desta garota aqui é físico, na verdade uma ilha repleta de animais maravilhosos. A dica de hoje é A Ilha de Nim (Ed. Brinque-Book), um livro com uma tartaruga, uma iguana, um pai sumido e seu barco a vela. 

O Fantástico Mundo de Bob, um dos melhores desenhos de todos os tempos
bobbys-world4.jpg