Livro do dia: Rinocerontes não comem panquecas

Livro do dia: Rinocerontes não comem panquecas

Posted by Kátia

Daisy tenta chamar a atenção de seus pais...e nada! Eles estão sempre muito ocupados para ouvir o que ela tem a dizer. Na verdade, Daisy só queria avisar que um rinoceronte roxo simplesmente entrou na cozinha, deu uma mordida na panqueca dela e foi para o andar de cima. Talvez o assunto não fosse do interesse deles.

Já que seus pais eram muito ocupados, Daisy tratou logo de ficar amiga do rinoceronte. Eles conversavam no sofá, brincavam, preparavam lanches e o rinoceronte fazia tantas cócegas nela, que a menina achava que ia explodir de tanto rir. No entanto, os pais não percebiam nada. 

E foi assim até o dia em que as panquecas acabaram. Daí o pai percebeu que havia algo errado. E a mãe também. Daisy conta sobre o rinoceronte e eles riem dela. Cheia de tristeza, é consolada (e vice-versa) pelo rinoceronte, que lamentava estar tão longe de sua casa. No dia seguinte os pais levam a menina ao zoológico, para que pudesse ver um rinoceronte de carne e osso. Mas, surpresa, o rinoceronte roxo fugiu do zoológico! 

Finalmente os pais acreditam na filha, mas Daisy deixa bem claro que o rinoceronte roxo não voltaria para o zoológico – seu verdadeiro lar era muito mais distante. Os pais decidem então encarar a missão de mandar o rinoceronte de volta para casa. Ótimo livro (quero apertar aquele rinoceronte!), que trata de um tema muito importante nos dias de hoje: o diálogo – ou falta dele – entre pais e filhos. 

Rinocerontes não comem panquecas
Autora: Anna Kemp
Ilustradora: Sarah Ogilvie
Editora: Paz e Terra
Tema: Família
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Assim como Daisy, Bernardo sente a indiferença dos pais em Agora não, Bernardo (Ed. WMF Martins Fontes). Ele queria avisá-los de que havia um monstro dentro de casa, mas foi ignorado. E o monstro, o que fez? Jantou o Bernardo!