Livro do dia: Ode a uma estrela

Livro do dia: Ode a uma estrela

Posted by Kátia

Pablo Neruda é poeta conhecidíssimo no mundo, ainda mais aqui no Brasil, tão pertinho de seu Chile natal. O livro de hoje é uma adaptação infantojuvenil de uma de suas famosas odes. Neruda gostava de louvar o que admirava, fez poemas para a cebola, o tomate, o vinho e os gatos.

E o que dizer das estrelas, então? Eternamente admiradas e louvadas na literatura, as estrelas também tinham um significado especial para Neruda. Aqui, o poema ganha nova dimensão, com as lindas ilustrações da espanhola Elena Odriozola. 

Um homem, tomado pelo amor possessivo, rouba uma estrela do céu e a esconde dentro de sua casa, longe de outros olhos cobiçosos. Ele pretende devotar-se a ela, amá-la, admirá-la em cada um de seus aspectos. Mas a estrela quer brilhar. Essa fúria, esse ímpeto, esse colosso que é a estrela, tudo isso é traduzido de forma brilhante através das imagens. 

Não, a estrela não quer ficar escondida debaixo da cama. Sua luminosidade irradia por cada fresta, por cada vão, por cada buraquinho da casa. Ela é ousada. E o mundo inteiro merece contemplar sua magnificência. Maravilhoso!

Ode a uma estrela
Autor: Pablo Neruda
Ilustradora: Elena Odriozola
Editora: CosacNaify
Temas: Amor; Poesia.
Faixa etária: À partir de 07 anos. 

Leia também: Mais um drama envolvendo o céu, seus astros e estrelas está em Por Que o Céu Chora (Ed. Brinque-Book). Só a ilustração da capa - à propósito, do sempre genial Odilon Moraes - já vale a leitura. 

Bambino descobre que a Lua é feita de milhares de estrelinhas em La Luna, 2011
la-luna-estrelinhas.jpg