Livro do dia: Pedro e Lua

Livro do dia: Pedro e Lua

Posted by Kátia

Para inaugurar esse blog, que na realidade é a minha declaração de amor aos livros infantis, nada melhor do que o meu livro infantil  preferido! Eu já era uma criança grande quando o li, já que foi escrito em 2004. No entanto, quero expressar o tamanho da minha paixão por ele, e isso independente de idade.

Primeiro, tudo começa com o artista, a mente criadora por trás de Pedro e Lua. Os livros de Odilon Moraes me emocionam de tal maneira, que fico sempre entre o sorriso agradecido e as lágrimas fujonas quando acabo de viajar numa obra sua. Ele definitivamente sabe falar com o meu coração. Há muitos, dezenas, centenas de livros infantis brasileiros e estrangeiros que eu amo, inclusive que fizeram parte da minha infância, mas Pedro e Lua é único. Porque pra mim este livro é o reflexo da alma de Odilon, e Odilon é uma pessoa meiga e carinhosa que conheci pessoalmente em 2009, lá na Livraria Haikai, em São Paulo, onde eu trabalhava.

Dito isto, vamos à história: Pedro era fascinado pela Lua, desde que descobriu que ela era uma grande pedra flutuando no céu. Numa noite, ele tropeça numa outra pedra, quer dizer, numa tartaruga e resolve lhe dar o nome de Lua. Eles crescem juntos, unidos, cada um admirando a beleza e o amor que o outro indivíduo representa.

Eu sou uma grande colecionadora de histórias sobre perda, mas nenhuma retrata a amizade e a dor de uma forma tão bonita, singela, poética. Não posso nem falar sobre as ilustrações, são traços lindos e cheios de vida, o contraste perfeito entre o preto e o branco. E para as crianças que gostam de surpresas, a capa do livro brilha no escuro. Perfeito? Sim!!!

Pedro e Lua
Autor/ilustrador: Odilon Moraes
Editora: CosacNaify
Temas: Amizade; Perda.
Faixa etária: À partir de 04 anos.

Leia também: E qual era o meu livro infantil preferido quando criança? Não sei, eram muitos! Mas um livro que eu li pelo menos duzentas vezes e continuo amando até hoje é O Bichinho da Maçã (Ed. Melhoramentos), de Ziraldo.

Bruxaka ama Pedro e Lua
DSCF0264.JPG