Livro do dia: Olivia perdeu seu brinquedo

Livro do dia: Olivia perdeu seu brinquedo

Posted by Kátia

Ufa, até que enfim, demorou, demorou demais, mas a editora Globo está lançando o terceiro livro da coleção Olivia em português. Já comentei isso aqui, e realmente fica difícil acreditar que nesses quase cinco anos, a editora só teve a “oportunidade” de lançar estes três títulos. Sinto uma certa má vontade no ar, e olha que o primeiro livro Olivia sempre esteve entre os mais vendidos na categoria infantojuvenil. Mais uma reclamação: qual o motivo de trocar os nomes dos irmãos dela para Pedro (William) e Rafael (Ian)? Isso porque que os nomes dos personagens são os nomes dos sobrinhos do autor e o bebê Ian tem justamente esse nome em homenagem ao tio! Enfim. Não reclamarei mais, ainda que acredite que precisemos de mais uma bela decada para termos em mãos todos os livros da criativa porquinha apaixonada por leitura e arte e que pretende ser uma diva da ópera, a la Maria Callas.  

Mas aproveitemos o momento. Em Olivia perdeu seu brinquedo encontramos a nossa fabulosa amiguinha brincando no Egito, passeando de camelo, acompanhada de seu boneco favorito e, claro, vestida de acordo com a ocasião, sempre com o seu vermelho adorado. Mas, de repente, mamãe a chama e Olivia desperta de seu sonho. Era o dia de jogar futebol. Olivia, que detesta a cor verde do uniforme, convence a mãe a costurar-lhe uma nova camisa. Ela espera, espera, espera, e nada do uniforme vermelho ganhar vida. 

Entediada, Olivia sai para brincar com o bonequinho e com o gato (ela inventa muitas maluquices e sempre sobra para o coitado!), depois dedica-se à leitura de um livro. Finalmente a camisa está pronta, uhuuu! Mas antes de Olivia ter tempo para comemorar, percebe que seu brinquedo sumiu. Para onde ele teria ido? Sua nobre missão é encontrá-lo e a pequena vasculha a casa, procurando-o por toda parte. Ela olha embaixo do tapete, do sofá, do gato (!), interroga o irmãozinho do meio e até o bebê, que responde com um sonoro “Gu-gu, da-dá”. 

Então começa a cena dramática (Olivia é muito boa nisso também!), com Olivia tocando uma música fúnebre ao piano, um candelabro a iluminar o ambiente e uma tempestade caindo lá fora. Subitamente, um barulho assustador, que vai ficando mais e mais alto conforme Olivia avança mansão assombrada adentro (sintam o lirismo da cena e a imaginação da porquinha dando rodopios). Olivia é destemida, abre a porta com um estrondo e o que ela encontra? O cachorro da casa, devorando o seu brinquedo! Qual será o desfecho para este verdadeiro filme de terror? Conheçam Olivia, uma deliciosa personagem vivendo seu mundo mágico, assistam à série animada no canal Disney Júnior, enfim virem fã de carteirinha (sim, há esta opção no site dela – acesse os Links Legais) da porquinha mais esplendorosa do planeta!!! 

Olivia perdeu seu brinquedo
Autor/ilustrador: Ian Falconer
Editora: Globo
Temas: Universo infantil; Família
Faixa etária: 04-06 

Assista também: Eu amo porquinhos! E tenho verdadeira adoração pelo filme Babe – O Porquinho Atrapalhado (Babe, 1995). Criado por cães pastores, Babe é um porquinho curioso que respeita e se interessa por todos os seres vivos. Logo, ele inicia uma carreira como “porco pastor” e surpreende a todos, inclusive o fazendeiro Hoggett, interpretado pelo genial James Cromwell. Lindo, terno e delicado.

Fechando a trilogia de porcos favoritos, eis aqui Leitão em seu filme solo
piglet2.jpg