Livro do dia: Matilda

Livro do dia: Matilda

Posted by Kátia

Feliz Dia do Professor! Que todos esses heróis amigos ou anônimos possam ter a felicidade de encontrar alunos tão sensíveis quanto Matilda. Pois é, ela é uma menina especial, com dons maravilhosos, e tem como única incentivadora a doce professora Mel. Para falar a verdade, esse é o livro no qual você encontrará duas professoras tão diferentes quanto água e óleo: uma delas é admirável, e a outra, tenebrosa. No livro do dia viveremos situações absurdas, muitas vezes injustas, mas sempre sucedidas por sequências hilárias - daquelas de chorar de tanto rir! Antes de nos concentrarmos na mestra, entretanto, precisamos conhecer a tal aluna brilhante.

Matilda, a menina superdotada, teve a infelicidade de nascer numa família de pessoas vazias e mesquinhas. Ninguém dá bola para ela. Pelo contrário: seus pais, o Sr. e a Sra. Losna, parecem se incomodar com a sua existência. Eles mal repararam que a menina, com um ano e meio, já falava com perfeição e conhecia mais palavras do que eles próprios. Aos três, Matilda já aprendera a ler, sozinha, observando os jornais e revistas espalhados pela casa. Com quatro anos, lia rápida e corretamente. O único livro de sua “esclarecida” casa era um manual de culinária, que a pequena logo decorou. Matilda estava ávida por mais, ela sonhava com livros. Então, juntou coragem e pediu um livro ao pai – que retrucou coisas do tipo “ai que horror, imagina só, nós já não temos uma televisão em casa para você se distrair? Que menina cheia de vontades!”. Aliás, naquela família, tudo girava ao redor da televisão. Definitivamente, a pequena nascera no ambiente errado. 

Esperta que só ela, Matilda começa a escapulir durante a semana até a biblioteca pública. Em poucos dias, ela finaliza toda a seção infantil. E quer mais. A bibliotecária logo percebe o talento da menina e começa a lhe indicar os grandes clássicos da literatura. O primeiro livro que Matilda lê é nada menos do que ♥Grandes Esperanças♥, de Charles Dickens (um dos meus 10 livros preferidos de todos os tempos). Ela não podia começar de maneira mais perfeita. Em poucos meses, Matilda acumula uma lista invejável para qualquer idade. E ela nem completara cinco anos ainda!!! Meses depois, a nossa adorável leitora vai para a escola (mas não antes de pregar elaboradíssimas peças em seus malvados familiares. A imaginação e a sagacidade de Matilda não têm limites). 

Na escola, a pequena conhece a angelical professora Mel. E a quase demoníaca diretora - e ocasional professora – Sra. Taurino. Para antagonizar o calor humano que irradia de Mel, nada mais sensacional do que a gigantesca altura e a força brutal de rinoceronte da Sra. Taurino. Mas não me compreendam mal, os rinocerontes são grandalhões e fofos, e a diretora passa longe disso (“se ela antipatizar com vocês, será capaz de liquidá-los como se fossem uma cenoura num triturador de legumes”). Por mais que seja a vilã, a Sra. Taurino nos regala com as cenas mais cômicas do livro, é uma delícia torcer contra ela. No entanto, o que quero destacar é a relação de Matilda e Mel. A bondosa professora fica estarrecida com a inteligência da menina já no primeiro dia de aula, comprovando em classe seu talento para a matemática, a leitura e a poesia. Imediatamente, Mel procura a Sra. Taurino para falar sobre a genialidade da criança e a urgência em transferí-la para uma turma mais avançada. A diretora a ignora, assim como os pais de Matilda, que a recebem em casa. Irritada, Mel passa um sermão no casal Losna e vai embora, decidida. Ela acredita em Matilda e fará de tudo para protegê-la. 

É esse amor que emana da professora que faz a menina seguir adiante. Mesmo com tanta perda e resignação em sua vida, Mel tem apenas palavras de carinho e esclarecimento para a criança. E novos percalços surgem. Matilda desenvolve mais um dom, só que desta vez, um dom sobrenatural. Em nenhum momento, a professora hesita ou vacila em seus sentimentos. Ela ama e apoia aquela criança incondicionalmente. Aliás, todos os seus alunos sentem esse amor, e o retribuem com ardor. No final de tudo, Mel acertará as contas com o passado e vislumbrará um futuro lindo pela frente, na forma de uma garotinha com cabelos escuros, irremediavelmente apaixonada por livros. Para você, professor, que tem um coração como o da senhorita Mel, as minhas mais sinceras congratulações. Cheers!!! 

Matilda
Autor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes
Temas: Amor; Livros; Profissões
Faixa etária: A partir de 07 anos 
 
Assista também: Nesta data tão especial, serei obrigada a indicar um filme pelo qual sou completamente apaixonada. Ambientado nos anos 60, Mr. Holland – Adorável Professor (Mr. Holland’s Opus, 1995) narra a trajetória de um dedicado professor de música que persegue o sonho de compor a sua própria sinfonia. Lindo e com um final para lá de emocionante, confiram! 

Eu também tenho uma foto de escola bem parecida com essa. Que pose clássica! [Arte de Jessie Willcox Smith]
Jessie_Willcox_Smith_3.jpg