Livro do dia: Nestor

Livro do dia: Nestor

Posted by Kátia

Quentin Gréban é um jovem artista belga que já ilustrou lindamente alguns dos clássicos mais queridos da criançada, como Peter Pan, Branca de Neve, A Polegarzinha, A Pequena Sereia e o meu venerado Pinóquio. Seus traços são elegantes e sofisticados, e ao mesmo tempo remetem às ilustrações antigas, extremamente aconchegantes. A arte de Gréban é de deixar boquiaberto mesmo, não dá para olhar e permanecer impassível. Seu Pinóquio acorrentado, por exemplo, sempre me leva às lágrimas. E o que dizer então de suas histórias originais, com personagens maravilhosos que suscitam a ternura em cada um de nós e pedem milhares de abraços? A pequena e delicada joaninha Suzette, o fofíssimo Senhor Coelho, o fascinante Panda Cigano e, claro, este nosso novo amigo, o macaquinho Nestor. 

Nestor vive com o papai e tem um pedido muito especial a lhe fazer: ele deseja ir pescar sozinho no rio. O pai aprova a iniciativa do filho, mas antes lhe passa milhares de recomendações. Nestor não deve se aproximar dos ouriços, porque eles espetam, e também dos jacarés, que mordem indistintamente. Mas ele deve redobrar o cuidado ao avistar um elefante, sempre tão desajeitado e que pode esmagá-lo num piscar de olhos. 

Lá vai o macaquinho para o seu primeiro passeio solo. O rio está lotado e Nestor tenta encontrar um lugar sossegado para pescar. Ele vê os ouriços de longe – eles parecem tão simpáticos! – mas não ousa se aproximar mais. Um jacaré o cumprimenta com um largo sorriso, mas Nestor sai correndo. Finalmente encontra um cantinho confortável e lança a linha sem demora. Nestor se dá bem na pescaria, mas um barulho na mata acaba com a sua alegria. O macaquinho se esconde atrás de uma árvore e vê um elefante ocupar o seu lugarzinho perfeito. Chateado, ele encontra um galho no alto de uma árvore e continua a pescaria. 

Mas Nestor se mexe daqui e se mexe dali, faz tanta força para alcançar o lago, que acaba quebrando o galho. Coitadinho do Nestor, ele não sabe nadar! De repente, uma tromba o salva. A tromba de seu novo amigo elefante. O gigante da floresta o sacode delicadamente a fim de secá-lo e o enrola carinhosamente numa toalha seca. O elefante abraça Nestor, que convida o amigo para conhecer sua casa. Imaginem só o susto que vai levar o pai de Nestor! Bom, uma coisa ele vai ter que entender: de agora em diante, Nestor e o elefante seriam amigos para sempre ♥♥♥♥♥ 

Nestor
Autor/ilustrador: Quentin Gréban
Editora: Brinque-Book
Temas: Amizade; Tolerância; Natureza
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Leia também: Em português nós só temos, infelizmente, mais um livro de Gréban (em breve aqui). Mas vale a pena encomendar - e treinar seu inglês ou francês - as obras deste artista notável. É difícil escolher apenas um, mas a dica de hoje é How to Raise your (pet) Mammoth (Mijade Editions), que vai te ensinar direitinho a cuidar de seu mamute de estimação. 

Quentin Gréban homenageia Elmer, o elefante xadrez. Fofíssimo!!!
quentin-grban-mammouth4.jpg