Livro do dia: Capitão Cueca

Livro do dia: Capitão Cueca

Posted by Kátia

Hoje é um dia tão especial e feliz! Afinal é o aniversário do meu irmão querido e adorado, o caçulinha da família, Giuseppe Junior aka Guno. Ele é meu companheirão de todas as horas desde sempre, seja em viagens incríveis, cinema, rpg, festivais gastronômicos...yummy! Adoramos ir a restaurantes, ele é uma daquelas pessoas para as quais tenho imenso prazer de cozinhar, pois consegue descobrir novos sabores a cada dia, até nas coisas mais simples e os compartilha com todo mundo. Isso me faz muito feliz. Enfim, acho que já ficou claro o quanto amo meu irmão. Agora só falta trazê-lo para ficar comigo em Porto Alegre. Não vejo a hora!!! 

Bom, eu não poderia escolher um livro mais perfeito para celebrar o aniversário dele do que Capitão Cueca, do qual ele é super fã. Na realidade, o volume que escolhi é o terceiro da série e tem um subtítulo bem modesto, algo como “Capitão Cueca e a invasão das incrivelmente malvadas garotas da cantina do outro planeta (e o ataque subsequente dos igualmente perversos zumbis nerds)”. Começando assim, não tem como não rir até a barriga doer. 

O Capitão Cueca foi criado pelo americano Dav Pilkey e o primeiro volume da coleção foi lançado originalmente em 1997 (aqui só chegou em 2004). Os livros contam as aventuras de dois meninos criativos e travessos, Jorge e Haroldo. Eles estudam juntos e aprontam muito na escola, mas sempre são pegos no pulo pelo malvado diretor, o Sr. Krupp. Os meninos então desenvolvem uma técnica de hipnose, que transforma o diretor no Capitão Cueca, o herói com poderes cuequentos. À princípio, a hipnose serviria apenas para os meninos se divertirem, mas as coisas escapam do controle e o Sr. Krupp acredita realmente que é um super-herói. Hilário demais. Porque ele é um herói tão atrapalhado e sem noção que os meninos precisam correr atrás dele o tempo todo para salvar o mundo. Sim, o Capitão Cueca é uma catástrofe ambulante. Tra la laaa! 

A única maneira de fazer o Capitão Cueca virar de novo o Sr. Krupp é jogando água na cabeça dele (!!!). Mas cuidado para não estalar os dedos perto do dito cujo, senão, já era! Ele vira o Capitão Cueca de novo, uma tragédia!!! Neste volume, a escola é invadida por três monstruosos alienígenas e ninguém se dá conta disso, até que os monstrengos tomam o lugar das tias da cantina (medo delas, hahaha) e transformam os alunos em zumbis nerds. Com direito a óculos emendados com fita adesiva e meias ortopédicas. É para rir mesmo, se deixar levar pela história inverossímil e ser muito feliz! Os livros são sempre cheios de historinhas rabiscadas pelos meninos (e mais malucas aindas) e joguinhos como o vira-o-game, pura simpatia. Só não vale dizer que ficou viciado no Capitão Cueca por minha culpa, viu? 

Feliz aniversário, maninho!!! 

Capitão Cueca – Vol. III
Autor/ilustrador: Dav Pilkey
Editora: Cosac Naify
Tema: Humor
Faixa etária: 7-11 (ou ad eternum) 

Jogue também: O meu irmão gosta de coisas tão díspares quanto Naruto, hobbits, Harry Potter e filmes de terror (eu também, desde crianças assistimos juntos :D), mas eu vou ficar hoje com um dos maiores ídolos dele que é o Super Mario. Antes mesmo de começar a jogar ele já recomenda Super Mario 3D Land (Nintendo). E eu também. Mario rocks!!!