Livro do dia: O menino, a guerra e a bola

Livro do dia: O menino, a guerra e a bola

Posted by Kátia

O livro do dia fala sobre perdas. Uma pequena perda que, aparentemente, não interessaria a ninguém mais – exceto à criança envolvida – e também uma grande perda, a perda de um mundo todo: a Grande Guerra, ou Guerra Mundial, ou ainda Primeira Guerra. Nunca ninguém soube nomear aquela guerra estranha. 

A história se passa durante o inverno europeu, sob o frio intenso. Soldados de ambos os lados esperavam ordens absurdas chafurdados na lama e no medo. As pessoas que não tinham para onde ir, ficavam trancadas em casa, em plena zona de combate. Acreditar na sobrevivência já era um milagre. As vozes dos generais soavam ensandecidas: A guerra deve continuar! 

Os combates podiam durar um minuto, uma hora, um dia. Ninguém avançava, não havia um vencedor. Mas em todas as guerras acontecem imprevistos. Nesta guerra, o imprevisto apareceu na forma de um garotinho. Uma criança como muitas outras, como você que lê este texto. De onde veio, para onde foi? Mistério. Mas o garoto tinha um tesouro precioso, delicado, que não largava nem para dormir. Era um tesouro de couro velho, vermelho, todo rasgado: sua amada bola. 

O menininho era um exilado, ou seja, andava pelas estradas com sua família tentando fugir da guerra. Entretanto, naquele dia, ele não fugiu. Ao contrário, ele correu atrás de sua bola, que desceu a colina, rolando através dos campos de batalha. E o menino seguiu atrás, gritando por ela, passando por árvores e buracos e parando exatamente entre os dois exércitos. Naquele instante tudo parou. O desfecho desta história eu não tenho coragem de contar, mas você irá amar. Um texto simples, com ilustrações delicadas na qual a cor vermelho faz participação especial. No final das contas, a gente percebe que uma pequena perda pode transformar o mundo inteiro. 

O menino, a guerra e a bola
Autor: Jean-Baptiste Cabaud
Ilustrador: Fred Bernard
Editora: WMF Martins Fontes
Tema: Perda
Faixa etária: 4-6 

Assista também: Ambientado na Primeira Guerra Mundial, Cavalo de Guerra (War Horse, 2011), conta a história do cavalo Joey e seu dono e amigo Albert. Joey é vendido para o exército inglês e enviado para a luta na França e Albert fará de tudo para recuperá-lo. O filme, dirigido por Steven Spielberg, é inspirado no ótimo livro infantojuvenil de Michael Morpurgo. Leiam o livro, vejam o filme Smile