Livro do dia: Castelos e fantasmas

Livro do dia: Castelos e fantasmas

Posted by Kátia

O livro do dia faz parte da simpática coleção Histórias do tempo em que os bichos falavam, escritos pela “criança grande” Ernani Ssó. São narrativas do folclore, que ele ouviu quando pequeno e decidiu recontar para todos nós. Em Castelos e fantasmas temos uma seleção de contos horripilantes, onde o medo dos mortos é o tema principal. Em comum, eles têm o cenário assustador, os fantasmas, claro, e heróis destemidos, que praticamente riem na cara do desconhecido. 

Mas então, vamos às histórias. O castelo e o esqueleto conta a aventura de Gaspar, que deseja descobrir o real motivo pelo qual as pessoas nunca conseguem retornar de um tal castelo abandonado. Diziam as más línguas que elas tornavam-se prisioneiras do fantasma, mas Gaspar, muito curioso, quis certificar-se disso. Lá encontra um esqueleto enforcado que se desfaz em pedaços e a tentativa de ajudá-lo pode fazer com que Gaspar fique preso no labirinto para sempre. 

Três centavos e três fantasmas conta a jornada do ex-soldado Tomás, que recebe como soldo de guerra a mísera quantia de três centavos. Abordado por três mendigas de diferentes idades (que curiosamente são muuuito parecidas entre si), ele entrega as moedas de boa vontade e lhe são concedidos três desejos. O mais interessante de todos é o terceiro pedido que Tomás faz: que entre em seu bornal (um tipo de mochila) tudo o que ele mandar e que só sai se ele assim o desejar. Depois de algumas aventuras ele vai parar num castelo assombrado e precisará de muita perspicácia para sair de lá com vida. 

Em O fantasma sem cabeça, o príncipe exilado Carlos decide resolver o enigma que ronda um antigo castelo: guardado por um fantasma sem cabeça, o castelo não sofreu a ação do tempo nem das intempéries em trezentos anos. Por fim, A história do homem que saiu pelo mundo para aprender a tremer conta uma história surpreendente (é a minha preferida) sobre a vida de João. Considerado bobo e facilmente julgado pelas pessoas, ele decide sair pelo mundo com a difícil tarefa de aprender a tremer e a ficar arrepiado. Acreditem em mim, é sensacional! Leiam à noite, na hora de dormir, acho que desta forma vocês aprenderão a tremer de medo, hahahahaha. 

Castelos e fantasmas
Autor: Ernani Ssó
Ilustrador: CárcamO
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Histórias de arrepiar; Contos populares
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Leia também: Amo, adoro histórias de terror! Fica difícil recomendar só um livro, mas hoje escolho O médico e o monstro (Ed. Prumo), clássico de Robert Louis Stevenson aqui em adaptação para os quadrinhos. Pra quem ainda não conhece a história, Dr. Jekyll, um homem honesto e respeitado, relaciona-se com o misterioso Mr. Hyde, de aparência grotesca e sórdida. Os amigos desconfiam de chantagem, mas a verdade é mil vezes mais assustadora. De dar pulos de medo!!!