Livro do dia: Simbad - Uma história das mil e uma noites

Livro do dia: Simbad - Uma história das mil e uma noites

Posted by Kátia

Simbad faz parte das mil e uma histórias que a bela Sherazade contou ao cruel sultão, com o intuito de encantá-lo e impedí-lo de praticar maldades. A autora desta edição, muito caprichosa por sinal, estudou as artes persas, como a caligrafia, a pintura e os livros ilustrados, concentrando-se na sua paginação, iluminação e decoração de margens. Simbad, então, foi criado no estilo de um manuscrito, reproduzindo os desenhos dos magníficos tapetes da Pérsia. Ela foi tão detalhista e cuidadosa que visitou exposições de arte dos países muçulmanos em Londres, Paris, Nova York e Berlim. Um projeto tão apaixonado assim só podia resultar num primor de livro, que é dedicado a seu pai. Linda essa moça, Ludmila Zeman. 

Eu também cresci sonhando com as aventuras do marujo Simbad, são definitivamente as minhas histórias preferidas das mil e uma noites. Aqui ele relata como perdeu toda a fortuna herdada de seu pai. Depois de esbanjar muito e andar com más companhias, Simbad teve que vender tudo o que possuía e empregar-se como marujo num navio mercante. Com o tempo, ele passou a apreciar a vida aventureira, aprendeu várias línguas e os costumes daquelas terras tão estranhas. 

Numa de suas viagens, Simbad chega a uma ilha belíssima, tão linda quanto o Jardim do Éden. Os homens desembarcam para explorar a ilha, acendem fogueiras, preparam refeições. Simbad encontra uma palmeira e abre o seu fruto com o sabre. Qual não é sua surpresa quando do fruto jorra sangue! A ilha começa a tremer, os tripulantes fogem horrorizados, e o marujo finalmente se dá conta de que aquilo não era uma ilha e sim uma baleia gigantesca flutuando no mar. Ela ficara tanto tempo parada ali, que areia se acumulara sobre seu corpo e árvores haviam brotado nas costas. O navio é destruído e Simbad se salva ao agarrar-se num barril de madeira. 

Náufrago, vai parar numa outra ilha misteriosa, habitada pelo Pássaro Roca, tão imenso que podia até carregar um filhote de elefante. Muitas feras ainda aparecerão para enfrentar o nosso nobre aventureiro e você vai perceber que a astúcia é realmente uma qualidade invejável. A autora também escreveu histórias sobre meu outro grande heroi, Gilgamesh (logo mais aqui no blog!), em edições tão lindas quanto esta aqui, fiquem de olho nela, um grande talento! 

Simbad – Uma história das mil e uma noites
Autora/ilustradora: Ludmila Zeman (reconto)
Editora: Projeto
Temas: Aventura; Fantasia; Clássico
Faixa etária: À partir de 10 anos

Leia/assista também: Porque Simbad é um dos meus preferidos, hoje vou indicar o livro que conta as péripécias de seu “duplo”, As aventuras de Sindbad, o Terrestre (Ed. Martins), e também a série de filmes com animações em stop motion do gênio absoluto Ray Harryhausen. Simbad e a Princesa (The 7th Voyage of Sinbad, 1958) fez a alegria da minha infância. 

Ray Harryhausen rocks!!!
7th_voyage_13.jpg