Livro do dia: Batman - Dia das Bruxas

Livro do dia: Batman - Dia das Bruxas

Posted by Kátia

Halloween bom de verdade tem que trazer histórias do melhor e mais atormentado personagem da DC, o Homem Morcego, claro! Aqui temos uma minissérie em três volumes, criada pela dupla vencedora do Eisner Award Jeph Loeb e Tim Sale, e lançada no Brasil em 1995. Cada volume apresenta uma aventura de Batman durante a noite de Halloween, e a primeira delas, intitulada Temores, acontece logo nos primeiros anos da luta de Bruce Wayne contra o crime em Gotham City. O vilão da vez é o Espantalho, ou Jonathan Crane, um psicólogo transformado em psicopata. Ele caça inocentes com o seu veneno do medo e a loucura espalha-se rapidamente pela cidade. Batman precisa detê-lo.

Ao mesmo tempo em que persegue o criminoso, Bruce tenta manter um vínculo com o seu "lado humano". Numa festa a fantasia promovida por ele próprio, conhece a ousada e sedutora Jillian. Desconfiado, Alfred (o mordomo que é o braço direito de Bruce) inicia uma investigação sobre a moça. Os embates com Espantalho esgotam as forças e o ânimo do heroi e ele acaba se entregando ao romance com a tal mulher desconhecida. Dividido entre as responsabilidades como guardião de Gotham e a possibilidade de um amor, Batman acaba ignorando um chamado de Jim Gordon e o policial é atacado pelo Espantalho. O idílio amoroso, entretanto, não vai durar muito e Bruce entende finalmente que fizera a escolha de proteger a cidade na noite em que perdera os pais. Alguns desejos de sua alma não poderão ser realizados nunca, afinal toda escolha exige uma renúncia.

Na segunda história (a minha preferida!), Loucura, conhecemos Barbara Gordon, a sobrinha que o Comissário Gordon adotou como filha. A adolescente sente-se perdida e sozinha em Gotham City, e mal pode sair às ruas sem a vigilância do pai. Mas ele tem toda a razão, já que o vilão Chapeleiro Louco está à solta e suas vítimas são sempre as crianças. Batman pensa em todos os inimigos que já enfrentou, como Coringa, Espantalho e Duas Caras. Cada um impulsionado por sua própria insanidade, mas nenhum deles o atormenta como o faz o Chapeleiro. O Chapeleiro traz lembranças que Bruce Wayne gostaria de enterrar para sempre. Trata-se de uma sombria homenagem a Alice no País das Maravilhas, com Bruce relembrando o livro preferido da mãe e a menina Barbara tornando-se a própria Alice no sinistro chá do Chapeleiro Louco. Sensacional. Além disso, há a aparição de uma personagem muito importante na vida de Bruce Wayne, a doutora Leslie Thompkins, psiquiatra que o ajudou a superar a morte dos pais. Injustamente ignorada nos filmes do Homem Morcego, a doutora Thompkins é descrita pelo próprio Bruce como uma "mulher extraordinária", uma amiga sempre pronta a ajudá-lo e que conhece o segredo do Batman.

A terceira história, Ghosts, ainda que inspirada na esplêndida obra Conto de Natal, de Charles Dickens, sofre de carência de páginas. As suas quarenta e oito páginas não são suficientes para contar o delírio de Batman, que na véspera do Halloween recebe a visita de três fantasmas: o do Passado, o do Presente e o do Futuro. O primeiro vem nas belas formas de Hera Venenosa, e ela transporta Bruce a uma noite do Dia das Bruxas de sua infância: o menino espera o pai voltar do trabalho para acompanhá-lo nas "travessuras ou gostosuras", mas o pai não vem e ele amarga a falta de amigos que pudessem alegrá-lo naquele momento. Bruce também reencontra a sua versão mais jovem em Paris, quando um assalto o introduz a Lucius Fox, que mais tarde se tornaria seu grande parceiro. O fantasma do Presente é o Coringa, que mostra as crianças da vizinhança com medo de se aproximarem da mansão Wayne. Coringa diz na cara de Batman que nenhum dos dois tem amigos, ainda que Batman seja considerado um heroi. Por último, a Morte mostra um Futuro no qual Bruce Wayne foi esquecido e seu túmulo tomado por ervas daninhas. Acordado, Bruce contata Lucius para preservar o nome de sua família e cria a famosa Fundação Wayne. À noite, durante a festa do Halloween, Bruce finalmente se envolve com seus vizinhos e leva doces para as crianças. Nunca é tarde para recomeçar.

Batman - Dia das Bruxas
Autor: Jeph Loeb
Ilustrador: Tim Sale
Editora: Abril
Temas: Histórias de arrepiar; Quadrinhos
Faixa etária: A partir de 12 anos

Leia também: Porque o Homem Morcego tem tudo a ver com o Halloween, indico mais uma minissérie, Batman - O Longo Dia das Bruxas (Ed. Panini), lançada em treze edições entre 1996 e 1997. e em volume único em 2008. Batman, Jim Gordon (ainda Capitão) e Harvey Dent (antes de virar Duas Caras) investigam o mafioso Carmine Falcone, no exato momento em que os homens de Falcone começam a ser eliminados por um misteriosíssimo vilão chamado Holiday, ou Feriado. O melhor de tudo é que tem a participação da maravilhosa Mulher-Gato. Mais uma criação da dupla Jeph Loeb e Tim Sale, não deixem de conferir.

Batman te aguarda nas sombras para a comemoração do Halloween [arte de sanosuke]
halloween_batman_by_sanosuke3191-d5jyd4h.jpg