Livro do dia: O alfabeto perigoso

Livro do dia: O alfabeto perigoso

Posted by Kátia

Neil Gaiman é um cara muito sabido na hora de escolher seus parceiros. O tão consagrado “dueto” com Dave McKean rendeu nada menos que Sandman. E também outras pérolas, como Os lobos dentro das paredes e Cabelo doido. Charles Vess também é parceiro recorrente e ilustrou o já clássico Stardust e outras lindezas como Menina iluminada. No livro do dia, Gaiman aliou o seu tema sombrio às ilustrações de um artista que sempre foi aficionado por histórias de terror (adoro!). Só para vocês terem uma ideia, os traços de Gris Grimly deram vida ao Cavaleiro Sem Cabeça, aos contos macabros de Edgar Allan Poe e até ao clássico Frankenstein, numa adaptação novíssima de cair o queixo. Mandou muito bem (de novo), Mr. Gaiman! 

O alfabeto perigoso segue os passos de dois irmãos e sua gazela de estimação, que saem de casa sorrateiramente em busca de um tesouro escondido. Eles levam apenas um mapa e uma boa dose de coragem. Cada letra do alfabeto apresenta um poema e um incentivo para que nossos heróis prossigam. Mas a jornada é árdua e toda uma galeria de monstros pegajosos está em seu encalço. Logo de cara eles entram num bote e navegam por um rio que parece ser feito de ácido: lixo tóxico e esqueletos boiam, zumbis aparecem do nada e olhos suspeitos espreitam. 

Monstros sequestradores atraem a menina tal qual a bruxa de João e Maria: com muitos e irresistíveis doces. Ela se vai e o valente irmãozinho brade uma espada de madeira. Ele irá resgatá-la a qualquer custo e a linda gazela de laço vermelho no pescoço o apoia, incondicionalmente. A menina grita por socorro, mas parece que ninguém a ouve. Na realidade, muitos rostos impassíveis a ouvem. Rostos de pedra, rostos de fantasmas, rostos de criaturas venenosas que só sabem fazer o mal. 

A pobre garotinha terá um final tenebroso, a menos que o seu irmão chegue a tempo. Na toca dos vilões, um caldeirão borbulha e eles fazem os preparativos para um belo ensopado de criancinhas. Os pequeninos, acorrentados, aguardam em fila enquanto os monstros salivam. Espinhudos, babões, cheios de garras, cada um quer reivindicar o seu pedaço. Mas o menino e a gazela são perseverantes e contra essa quadrilha de sádicos a arma mais poderosa será mesmo o amor. Que essa maravilhosa parceria renda muuuuuito mais frutos no futuro. Sensacional apenas. 

O alfabeto perigoso
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Gris Grimly
Editora: Rocco
Temas: Histórias de arrepiar; Medo e coragem
Faixa etária: A partir de 07 anos 
 
Leia também: Para mim é impossível falar de um livro sobre o alfabeto sem pensar no mestre do nonsense Edward Gorey. Se você é maiorzinho e não se impressiona com histórias pra lá de sinistras, certamente irá curtir The Gashlycrumb Tinies (Harcourt Brace), onde cada letra do alfabeto representa o nome de uma criança e seu terrível encontro com o destino. Pode ser assustador, mas eu morro de rir! Aliás, qualquer obra de Edward Gorey é altamente recomendada e em breve teremos um post interinho dedicado a ele.

Porque os monstros podem ser adoráveis SIM!!! [Arte de Gris Grimly]
gris.jpg