Livro do dia: A lenda do cavaleiro sem cabeça

Livro do dia: A lenda do cavaleiro sem cabeça

Posted by Kátia

Eu já tinha lido este conto há muitos e muitos anos atrás, mas lembro-me que fiquei particularmente interessada na animação da Disney, As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo (longa de 1949, dividido em dois segmentos). Relendo agora, a história soa como um daqueles “causos” de terror para ser contado ao redor de uma fogueira, na calada da noite. O elemento principal destes contos é sempre o suspense, na realidade o desfecho não importa muito, o interessante é manter a atenção da criançada até o final do relato. Pra mim, o livro do dia funciona desta maneira.

A história é relativamente curta (a nova edição tem 72 páginas, incluindo as ilustrações) e fala dos costumes e crenças dos habitantes da pequena Sleepy Hollow, cidadezinha de colonização holandesa às margens do rio Hudson. Tal como o nome do vilarejo, os moradores do tal “Vale Sonolento”, ainda que despertos e bem dispostos, são suscetíveis ao ar feiticeiro do local, tornando-se imaginativos, sonhadores e, o mais importante de tudo: eles enxergam aparições.

Ichabod Crane, único professor e mestre do coral de Sleepy Hollow, de físico franzino e apetite de gigante, também vive no mundo de sua imaginação. Apesar de não ser nativo do vale, acredita em todas as histórias de fantasmas, principalmente a do Cavaleiro Sem Cabeça – e morre de medo delas! Vive devaneando sobre o futuro que teria se caísse nas graças de Katrina Van Tassel (filha do rico fazendeiro Baltus Van Tassel) e decide cortejá-la. 

O único problema do desajeitado enamorado Ichabod é justamente o outro pretendente da moça, Brom Bones, hábil cavaleiro, vencedor absoluto de toda e qualquer competição. E que não pensa duas vezes antes de intimidar ou aterrorizar um rival incauto. A leitura do conto me deixou extremamente ansiosa, cheia de adrenalina, pois esperava a aparição do Cavaleiro a qualquer instante. Acho que me senti um pouco como Ichabod, olhando o tempo todo por cima dos ombros, à espera de um ataque fantasmagórico. Histórias de terror são as melhores!

A lenda do cavaleiro sem cabeça
Autor: Washington Irving
Ilustrador: Walter Pax
Editora: Leya
Tema: Histórias de arrepiar
Faixa etária: À partir de 10 anos
 
Assista também: Leia o conto e na sequência assista à magnífica adaptação de Tim Burton, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999), filme que prima por injetar personalidade em cada um dos habitantes do Vale e que conta com a presença sempre marcante de Johnny Depp como o esquisito Ichabod Crane. Um dos melhores filmes do meu queridíssimo Tim Burton (estou contando os dias para assistir ao já perfeito Frankenweenie  Smile