Livro do dia: Eu nunca vou comer um tomate

Livro do dia: Eu nunca vou comer um tomate

Posted by Kátia

E quem é que nunca se enterneceu com o garoto Charlie no início de cada episódio da série de TV apresentando a sua irmãzinha mais nova? “Essa é a Lola. Ela é pequena e muito engraçada”. Impossível não suspirar e viajar no mundo da imaginação destes dois queridos. Mas você sabia que tudo começou com a literatura e que Lola foi inspirada numa garotinha que Lauren Child conheceu numa viagem de trem? 

A inglesa Lauren publicou o primeiro livro de Charlie e Lola em 2001 (justamente este aqui) e hoje são mais de 30 títulos entre livro-texto, livro-brinquedo e material educativo. Fora a série de TV, que teve três temporadas e arrebatou fãs de todas as idades, no mundo inteiro (eu mesma não me canso de rever os episódios!). Outro aspecto adorável da narrativa de Lauren é que os adultos nunca aparecem na série, com ecos que remetem aos eternamente amados Peanuts. 

Charlie cuida com muito carinho de sua irmã Lola, menina esta um tanto quanto voluntariosa e curiosa, que admira o mano mais velho e o segue em várias aventuras. Além dos irmãos, há Marv, melhor amigo de Charlie, a fofa Lotta, amiguinha de Lola, o cão Sizzles e o divertidíssimo amigo imaginário de Lola, Soren Lorensen. 

Aqui Charlie precisa convencer Lola a comer certos alimentos que ela julga terríveis, como peixe, purê de batata, ervilha e o tal do tomate. Com muita criatividade e viagens imaginárias ao sete mares e até à Lua, Charlie, entre outras grandes sacadas, mostra a Lola que o peixe na verdade é o salgadinho da sereia e os tomates, tão assustadores, são esguichos da Lua. Vontade de apertar, morder e amassar! 

Eu nunca vou comer um tomate
Autora/ilustradora: Lauren Child
Editora: Ática
Temas: Família; Universo infantil; Gastronomia
Faixa etária: 4-6 

Assista também: Uma série que fez a minha alegria – e continua fazendo! – é Rugrats, ou Os Anjinhos, que teve dez temporadas e apresentou ao mundo personagens ultra fofos como o bebê Tommy Pickles e a malvada Angélica. Rugrats: Os Anjinhos – O Filme (The Rugrats Movie, 1998) é uma boa oportunidade para ver ou rever esta turminha toda reunida.