Livro do dia: A árvore curiosa

Livro do dia: A árvore curiosa

Posted by Kátia

Como o Dia da Árvore ainda está um pouquinho longe – estou preparando um especial daqueles, cheio de livros legais sobre minhas amadas árvores – resolvi compartilhar hoje A árvore curiosa, que conta a história de uma árvore estranha apaixonada por livros, e seu companheirismo com o garotinho que morava no mesmo quintal. 

Ninguém sabia que espécie de árvore era aquela: tinha o tronco cascudo, cheio de calombos, fácil de escalar. O menino gostava muito da árvore e sempre subia nela quando queria paz e sossego para ler seus livros. O menino tinha a impressão de que as folhas da árvore o acompanhavam enquanto estava concentrado na leitura. Era uma árvore leitora! 

Às vezes, os livros do menino iam parar no meio dos galhos da árvore e ele sabia que ela tinha encontrado algo interessante para ler. Mas, que tristeza, veio uma tempestade horrorosa e um raio caiu bem em cima da árvore curiosa! Ela ficou firme o máximo que pôde, mas no final todos os seus galhos e folhas ficaram pretos, queimados, destruídos. O menino chora de dor e desespero pela morte de sua amiga, mas a mamãe tem uma boa ideia. 

A vida sempre se renova e se você tem criatividade e boa vontade, é possível tirar algo positivo de um acontecimento tão triste. A mamãe e o menino decidem reciclar a árvore queimada e no final das contas ela permanecerá no seu lugar preferido: entre os livros. É uma história triste, mais uma vez sobre perda, mas bela e necessária. O menino volta a sorrir e convida a uma leitura deliciosa debaixo de uma árvore. Não se esqueça de dar um cantinho para que ela possa ler o seu livro também! 

A árvore curiosa
Autor: Didier Lévy
Ilustradora: Tiziana Romanin
Editora: A Girafinha
Temas: Amizade; Perda e superação
Faixa etária: 4-6 

Leia também: A árvore (Ed. Record), inspirada na literatura de cordel, conta a história de um juazeiro, árvore típica do Ceará, que ajuda os moradores numa das regiões mais secas do país. Ela dá sombra aos meninos Tidinho e Zé Bruno, folhas para o chá, frutos e lenha. Preocupados com o destino da árvore amiga, as crianças tornam-se guardiãs do juazeiro e começam a plantar novas sementes. Uma doçura de livro!