Livro do dia: Os lobos dentro das paredes

Livro do dia: Os lobos dentro das paredes

Posted by Kátia

Olha só que legal, hoje é a primeira sexta-feira 13 de 2013! Então decidi trazer para vocês um livro horripilante que fala sobre medo. Deparei-mei com o medo de criaturas que vivem dentro das paredes lá por volta de 2009, como já contei aqui. Mas, se o risonho ursinho vermelho deixava algumas crianças ressabiadas, o livro do dia promete um susto digno da data. Medo é assim, não dá para explicar. Eu, até hoje, tenho medo de palhaço. Medo não, fobia (que, à propósito, se chama coulrofobia). Conheço pessoas que morrem de medo de altura, dentista, minhoca e até tartaruga! E por aí vai. O importante é reconhecer a limitação de cada um desses amigos e familiares e auxiliá-los no que for preciso. 

Através das ilustrações sempre fantasmagóricas de Dave McKean, encontramos a menina Lucy e sua família. Tudo parece correr normalmente na casa: a mãe faz geleia, o pai toca tuba e o irmão mais novo joga videogame. Mas Lucy começa a ouvir ruídos dentro das paredes. Ruídos furtivos, rastejantes, farfalhantes. Ela sabe muito bem o que significam aqueles ruídos. São os lobos dentro das paredes! Preocupada, Lucy alerta a mãe, que nem lhe dá bola. Ademais, diz a mãe, se forem realmente os lobos está tudo acabado. A menina não consegue dormir à noite, ouvindo os sons incessantes de brigas, mordidas e arranhões lupinos. 

No outro dia, pela manhã, ela sente que muitos olhos a observam, aonde quer que vá. Lucy procura o pai, que garante: o barulho é de rato. E completa que, se os lobos saírem das paredes, è finito! Nem a atenção do irmãozinho, Lucy consegue captar. Ele ri inocentemente e diz que são morcegos dentro das paredes. Os dias vão passando, e os ruídos, aumentando. A mãe reclama dos malditos camundongos, o pai também resmunga e o irmão torce para ser um vampiro que o morda e o liberte das obrigações escolares. Lucy reprova a atitude da família e vai para a cama. Não há mais nenhum ruído na velha casa da família. E isso deixa Lucy ainda mais preocupada. 

No meio da noite, o horror absoluto: os lobos finalmente saem de dentro das paredes!!! A família inteira consegue fugir dos famigerados lobos e esconde-se no jardim. No fundo, eles sabem que os lobos dominaram a casa e agora estão lá, comendo toda a comida da despensa, assistindo à televisão e dançando sem parar, para cima e para baixo na escada. O pai sugere que se mudem para o Círculo Ártico, com paredes de gelo e nada além de ursos polares e focas por centenas de quilômetros. A mãe prefere o Deserto do Saara, com tecidos esvoaçantes e vento quente. Já o pequenino quer mesmo viver no espaço sideral ao lado de criaturas com centenas de pernas, como os “foosles”. Mas Lucy não entregará o jogo tão facilmente para os lobos. Ela não aceita abandonar sua casa e logo bola um plano para reavê-la. Para quem, como eu, já estava saudoso da dupla Gaiman e McKean (leia mais aqui), esse é um livro perfeito, que vai render bons gritos e umas belas risadas também. E como eu sou muito fangirl deles, logo mais tem O livro do cemitério, aguardem Smile

Os lobos dentro das paredes
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Dave McKean
Editora: Rocco
Temas: Histórias de arrepiar; Medo
Faixa etária: 07-11 
 
Assista também: Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009) tem todo o clima sinistro que permeia a obra de Gaiman e McKean. Dirigido pelo também excelente Henry Selick, a animação em stop-motion conta a história de uma menina muito sagaz, negligenciada pelos pais workaholics. Recém-instalada na casa nova, Coraline descobre uma passagem secreta que a leva para um mundo duplo do seu. Lá, seus pais são carinhosos e dedicados, mas ela rapidamente compreenderá que nem tudo é tão perfeito quanto parece. Creepy!!!

Muito cuidado com linhas e botões, menina Coraline...
coraline_2.jpg