Livro do dia: A árvore vermelha

Livro do dia: A árvore vermelha

Posted by Kátia

Quem já não acordou algum dia
com a certeza de que tudo vai mal
e não há nada a fazer?
Quem já não se sentiu
como um peixe fora d’água
em um mundo pra lá de estranho? 
 

Shaun Tan é uma pessoa maravilhosa que mora no meu coração. É complicado falar sobre seus livros, que evocam o que há de mais delicado e frágil no ser humano. Suas ilustrações exigem dedicação, horas de admiração. Aqui, em A árvore vermelha, somos transportados para os sentimentos mais íntimos de uma linda e melancólica garotinha. 

A menina de cabelos vermelhos está perdida dentro de si mesma. O que fazer quando se acorda sem nenhuma inspiração ou perspectiva? Tudo parece piorar a cada minuto que se passa. A escuridão nos atinge, não conseguimos reagir. A garota caminha sozinha, em um mundo que não a compreende. As imagens, deslumbrantes, parecem arrancadas de sonhos. Afinal, enxergamos através dos olhos dela, e ela está desolada. 

A criança espera e nada acontece. E de repente, fica pior. Como se todos os problemas do mundo aparecessem de uma só vez. A menininha vermelha não consegue reagir. E o que mais queremos é abraçá-la e dizer que, de alguma forma, tudo ficará bem. Tentamos chamar sua atenção, ela não nos olha diretamente. O dia vai terminar e não podemos deixá-la assim. Mas, no último instante, ela aparece ali. A esperança. A possibilidade de felicidade. E a menina então sorri. Livro maravilhoso, daqueles feitos para entrarmos dentro e vivermos lá, serenamente. 

A árvore vermelha
Autor/ilustrador: Shaun Tan
Editora: SM
Tema: Universo infantil
Faixa etária: À partir de 04 anos.

Assista também: Pra quem não sabe, Shaun Tan também é um artista premiado no mundo da animação. Seu curta-metragem The Lost Thing venceu o Oscar de curta de animação em 2011. Na história, um rapaz que coleciona tampas de garrafa encontra a tal “coisa perdida” na praia. Não dá para explicar como a coisa é, vocês tem que assistir ao filme, disponível no youtube. 

Shaun Tan, fabuloso
Shaun_Tan_Fabulous.jpg